domingo, 30 de novembro de 2008

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Ferramentas da Qualidade: a competitividade da sua empresa em suas mãos
tags: qualidade custo e eficiencia, sete ferramentas, gestao da qulaidade

Redução de custos, aumento de eficiência, aumento de produtividades, menos retrabalho, melhores índices de qualidade, otimização de recursos, melhoria contínua... Nunca se falou tanto em qualidade como agora. Deparamo-nos com o crescimento de um público muito exigente, que hoje busca o melhor produto, por um baixo preço e de rápida disponibilização. Um momento em que programas como o 5S já é conhecido por empresas do mundo inteiro, um momento em que a Gestão da Qualidade e suas ferramentas vêm sendo utilizadas, cada vez mais, para orientar as ações das empresas no alcance de seus objetivos. Esse é o ponto: as ferramentas da qualidade.É muito comum gestores se depararem com a necessidade de resolver problemas reincidentes na empresa, bem como com a preocupação de evitar novos problemas. A utilização das ferramentas da qualidade permite à gestão controles mais eficazes, informações mais precisas, soluções mais práticas, além de atuar com eficácia na melhoria dos indicadores de custo, qualidade e eficiência, trazendo ganhos diversos para a organização.Existem sete ferramentas da qualidade que devem ser destacadas. A primeira é o Diagrama de Pareto, um gráfico utilizado na definição de prioridade para tomada de ação pela gerência, apontando quais são os problemas mais e menos graves e os de maiores e menores impactos. A segunda trata-se do Diagrama de Causa e Efeito (a famosa espinha de peixe), que identifica a relação entre uma característica de qualidade (efeito) e os fatores que a influenciam (causas). Na utilização dessa ferramenta, realiza-se um brainstorming (bate-papo com as partes envolvidas com o problema) para que todas as possíveis causas sejam levantadas e analisadas. A terceira refere-se aos Fluxogramas de Processos, apresentando as etapas necessárias para a realização de um produto ou serviço. As listas ou folhas de verificação, quarta ferramenta, são utilizadas para registrar a freqüência com que os problemas e/ou erros ocorrem. Já a quinta, os Gráficos de Controle, objetivam monitorar a variabilidade do processo, bem como avaliar sua estabilidade, apresentando dados plotados em função do tempo. O Histograma, a sexta ferramenta, mostra a variação de dados de forma visual, sendo utilizados para apresentarem dados contínuos que podem ser medidos. Por último, tem-se a sétima ferramenta da qualidade, que é representada pelos Diagramas de Dispersão, que são utilizados para determinar se existe ou não uma relação entre duas variáveis ou características de produto.Cada uma dessas ferramentas tem uma técnica própria para ser implementada e foi desenvolvida para atender uma necessidade específica da organização, podendo ser aplicáveis a todo e qualquer tipo de empresa. O diferencial é a forma como a organização as utiliza. A competitividade da empresa está nas mãos dos seus gestores, cabe a cada um decidir a melhor maneira de alcançá-la.
Autor: Aline Fernandes Flávio Tolentino

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