segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Brasil ocupa 64ª posição em ranking de competitividade

Brasil ocupa 64ª posição em ranking de competitividade

No ranking do Fórum Social Mundial, divulgado no dia 8 de outubro, o Brasil ficou com a 64ª posição entre os 134 países mais competitivos, com um pontuação de 4,1, numa escala em que o máximo possível de se atingir é 7. Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação. Entre os países da América Latina, o Brasil ocupa a sétima posição, atrás, por exemplo, de Porto Rico, Barbados, Panamá e Costa Rica. O Fórum usou vários critérios para definir a pontuação, entre eles, estabilidade macroeconômica, saúde e educação, inovação, eficiência do mercado.
O estudo mostra ainda que, para o Brasil, a solidez dos bancos e a proteção a acionistas minoritários são vantagens competitivas. Como desvantagem, o Fórum indicou a falta de proteção da propriedade intelectual e o favorecimento nas decisões de autoridades governamentais. De acordo com o Fórum, as menores pontuações do Brasil ficaram com infra-estrutura (3,2) e inovação (3,5). Já o critério no qual o País conseguiu a maior nota foi tamanho do mercado (5,5). Outro destaque é a regulação tributária, considerada como fator mais problemático para os negócios, bem como a infra-estrutura inadequada, carga tributária e legislação trabalhista restritiva.
Na contramão das grandes dificudades, a instabilidade governamental, inflação, fragilidade da saúde pública e falta de ética na força de trabalho nacional são os aspectos identificados como os menores problemas no ambiente de negócios brasileiro. Tatiana Assumpção

Fonte: https://www.fnq.org.br/site/ItemID=1395/369/default.aspx
Acesso em: 11/11/08

Nenhum comentário: