sexta-feira, 21 de novembro de 2008

" A empresa como ela é "


As organizações que almejam a liderança do mercado no atual mundo competitivo precisam estar com as antenas ligadas na atual conjuntura econômica e nas tendências do setor de atuação e do mercado consumidor, de forma que as estratégias adotadas anteriormente definidas no planejamento estratégico sofram as adequações necessárias com vistas a não perder o rumo e a direção do negócio.

Na busca incessante pela excelência e qualidade nos produtos e serviços prestados aos clientes, as empresas se viram obrigadas a adotar uma série de ações essenciais para o sucesso do negócio. São eles:

1. Foco no negócio: Definir exatamente em qual mercado a empresa irá atuar, quem serão seus públicos-alvos, quais produtos e serviços serão oferecidos aos clientes, qual faixa etária e região geográfica será explorada, quem serão os seus concorrentes, quais serão os seus parceiros, quem serão os seus fornecedores e quais tipos de colaboradores farão parte da organização;

2. Busca de colaboradores com espírito empreendedor: Buscar as grandes "cabeças pensantes" do mercado que tenham perfis empreendedores, iniciativa, pró-atividade, empatia e bom relacionamento interpessoal com qualidades de comunicador, visionário, articulador e planejador, fazendo as coisas acontecerem conforme esperado;

3. Flexibilidade: Adotar uma postura flexível diante das intempéries do mercado referente às inúmeras variáveis do ambiente interno e externo, realizando alterações de rumo e rotas, abertura às mudanças e inovações e aceite de sugestões e críticas do atual sistema de liderança;

4. Crescimento através de parcerias: Realizar parcerias com empresas de ramos interdependentes, fornecedores estratégicos e em alguns casos até com os concorrentes como é o caso da formação dos consórcios de exportação, visando única e exclusivamente à redução das despesas e o aumento dos lucros e resultados.

5. Agilidade de respostas ao mercado: Responder prontamente às demandas e exigências do mercado no que diz respeito à qualidade e a oferta dos atuais e dos novos produtos/serviços oferecidos ao consumidor, preços, promoções e facilidades nos pagamentos, visando brecar as ações dos concorrentes juntos aos clientes;

6. Marca de Confiança: Oferecer ao mercado a confiabilidade necessária com imagem de qualidade e solidez, com vistas a fidelizá-lo e torná-lo fixo em sua carteira de clientes, fornecendo uma marca de confiança com a certeza de que o cliente voltará novamente ao estabelecimento para comprar seus produtos/serviços;

7. Qualidade/Diferencial: Obter a qualidade e o diferencial que realmente os consumidores esperam no atendimento, no oferecimento de produtos/serviços, no trabalho de pós-venda, nas ações de responsabilidade social, nas transparências de seus balanços, nos trabalhos voluntários, entre outros fatores não menos importantes, assim como vantagens competitivas que se mostram superiores aos dos concorrentes, satisfazendo e superando as necessidades e as expectativas dos clientes.

Quesitos estes que com certeza fazem a diferença na escolha desse ou daquele produto/serviço.É de extrema importância que as empresas tenham como pré-requisito a adoção de ações que venham de encontro aos fatores mencionados e aos anseios do mercado de forma que o sucesso nos negócios e os lucros nos balanços sejam uma conseqüência no atual mundo empresarial.

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